SINTESE EM AÇÃO 15 – O TRABALHADOR É UM SER POLÍTICO

1713

Primeiro de maio passou, mas sabemos que o dia do trabalhador é todo dia. Por isso, de trabalhadores para trabalhadores, gostaríamos de fazer com vocês uma reflexão. Vamos lá?

O Brasil não é mesmo para principiante. Lembram “daquele garoto que queria mudar o mundo? Hoje assiste tudo de cima do muro”. Botou fogo no país e agora toca a arpa da ironia e ri debochadamente na nossa cara. Atirou, literalmente, no presente para matar o nosso futuro.

O Brasil não é mesmo para principiante. Precisamos ficar atentos. O país está como um trem desgovernado pronto para descarrilar. O que uma má escolha não faz, não é mesmo? A pergunta que não quer calar é: como vamos sair dessa? Se ficar o bicho come, se correr o bicho pega. Se o presidente ficar o pais acaba e se ele sair entra o vice… nossa… chega a arrepiar!

O Brasil não é mesmo para principiante. Em meio a uma pandemia, ao invés de falarmos de saúde, estamos aqui falando de política. Não, não nos culpe. Se tem muita gente morrendo por conta do coronavírus, boa parte dessa culpa é do nosso presidente, ou seja, é da política. Se o ministro da educação abre fogo contra universidades públicas, com o firme propósito de acabar com o ensino gratuito para favorecer entidades privadas, a culpa é da política. Se até o governo de Sergipe contraria as indicações e flexibiliza o isolamento social, em nome do capital, a culpa é da política.

Pois é, infelizmente, goste você ou não, enquanto trabalhadores e trabalhadoras, precisamos entender que somos seres políticos e política, minha gente, não é só voto. Política é atitude. Política é ter cuidado com o óbvio. Política é olhar para onde todos estão olhando e ver coisas diferentes. Política é ação. Política é luta.

Lembram da teoria do caos? Aquela que diz que, se uma borboleta bater asas no polo norte pode causar um furacão no polo sul. Pois é, precisamos entender que a vida é uma cadeia de eventos. Nada está isolado. Por isso, trabalhador e trabalhadora, precisamos continuar juntos, unidos. Primeiro de maio já passou, mas, sabemos que o dia do trabalhador é todo dia. Nós somos a única esperança, pois, somos nós, os trabalhadores e trabalhadoras, que levamos esse país nas costas. Sem trabalhador não há país, mas sem maus políticos, sim.

Subscribe to
SINTESE EM AÇÃO

Or subscribe with your favorite app by using the address below