Vitória do magistério: reajuste do piso é assegurado em Carmópolis

366

Foi aprovado na Câmara de Vereadores de Carmópolis no dia 19, projeto de lei assegurando o reajuste do piso do magistério de 2020, na carreira, para os professores e professoras das escolas municipais. O acréscimo de 12,84% nos vencimentos iniciais. Vale ressaltar que a lei do piso, criada em 2008, vem garantir ao magistério a devida valorização e também para equiparar os salários de professores e professores à outros profissionais com a mesma formação.

A garantia do assegurado pela Lei do Piso (11.738/2008) é uma vitória da luta e da resistência dos educadores e educadoras carmopolitanos. O processo de negociação com a prefeitura, nesses tempos de pandemia, se deu por reuniões virtuais e a categoria também decidiu seus rumos por assembleia virtual, a primeira realizada pelo SINTESE.

“Mesmo nesse cenário em que estamos vivenciando a pandemia do coronavírus, conseguimos assegurar o nosso direito, que é o reajuste do piso, fazendo cumprir a lei que tem o objetivo de valorizar o magistério”, aponta Dora Santana, da coordenação da subsede do SINTESE no Vale do Cotinguiba.

A lei aprovada também garantiu que o retroativo referente aos meses de janeiro a abril será pago em oito parcelas.