Luta do magistério conquista reajuste de 2020 em Maruim

96
Sessão virtual em Maruim que garantiu a aprovação do reajuste de 2020 do magistério

Em sessão remota ocorrida na tarde desta sexta, 03, os vereadores aprovaram projeto de lei que garantiu o reajuste do piso de 2020 para os educadores e educadoras das escolas municipais de Maruim.

O percentual referente ao reajuste de 2020 será pago em duas parcelas sendo a primeira de 6,42% será pago nos salários do mês de novembro e mais 6,42% em dezembro. O pagamento dos valores retroativos irá ser negociado em audiências futuras.

O envio do projeto por parte do prefeito e a sessão parlamentar só aconteceram após muita luta e resistência dos professores. Em audiência no dia 01 de julho a administração de Jefferson Santana insistia que não havia condição de reajustar o piso, mas depois de muito diálogo, ficou estabelecido que o projeto seria enviado e o pagamento nos dois últimos meses do ano.

A sessão de aprovação deveria ter ocorrido ontem, dia 02, mas a presidente da Câmara foi diagnosticada com a Covid-19, a princípio pensou-se em até não ter sessão, mas após a representação do SINTESE e os professores apelarem aos vereadores e vereadoras a sessão ocorreu e o projeto foi aprovado.

“Essa é mais uma prova de que a luta e a resistência fazem a lei. O magistério de Maruim está de parabéns por mais essa conquista”, afirma Emanuela Pereira, diretora do Departamento de Bases Municipais do SINTESE.