Vigília: substantivo feminino. Condição de quem está desperto, acordado; vigilância. A origem etimológica da palavra “vigília” está no latim vigília, que significa “guarda” ou “vigia”. É um estado ordináriode consciência complementar em que há máxima ou plena manifestação da atividade perceptivo-sensorial e motora voluntária.Outros sinônimos de vigília são: zelo e cuidado.

Foi isso que o Sintese fez durante dois dias, 07 e 09 de dezembro, em frente à Assembleia legislativa em defesa do direito à paridade dos aposentados e aposentadas e por valorização dos servidores públicos estaduais. Deu resultado. Depois de muita luta ficou definido que a assessoria jurídica do SINTESE irá dialogar com a Procuradoria Geral do Estado e o Sergipeprevidência para construir emendas que mantenham a paridade para que o direito do servidor seja assegurado.

Por isso, hoje precisamos celebrar mais esta vitória. Vitória em uma luta perfeitamente dispensável se o Governador não tentasse, a todo momento, golpear, pelas costas, os profissionais do magistério com a retirada de seus direitos. Como se não bastasse o arrasto de 14% dos salários dos aposentados, que chega, em determinados casos, a representar até R$ 600,00 a menos em seus orçamentos,agora, ele deseja que os aposentados e aposentadas não recebam os mesmos benefícios dos profissionais que estão na ativa.

Tudo em nome de uma economia que, como todos sabemos, já está estabilizada. Sem se importar com o bem estar daqueles que durante anos, e, aqui, estamos falando de 30 a 35, deram tudo de si em nome da formação dos filhos e filhas dos sergipanos. Essa atrocidade é de fazer inveja ao pior dos carrascos.

Essa vitória, contra a retirada da paridade dos aposentados, prova que não é o que se diz de um sindicato que o define, mas sim suas ações. O Sintese não é um sindicato que briga por nada, é um sindicato que luta por tudo o que lhe é de direito, pois sabe o quanto foi difícil cada conquista. O Sintese é o representante de uma categoria que prefere morrer lutando a viver de joelhos.

Então, aqui vai um recado aos aventureiros políticos que,com seus poderes sazonais, tentam destruir, a mando, sabe-se lá de quem, a carreira e a qualidade de vida de profissionais tão brilhantes como professores e professoras, estejam eles na ativa ou aposentados:enquanto o Sintese existir haverá luta e resistência. Estaremos sempre de vigília para defender nossa categoria.

Sintese: Somos muitos. Somos fortes.