SINTESE realiza encontro virtual com pedagogas (os) e professoras (es) readaptadas(os)

Na próxima quarta, dia 24, às 14h o SINTESE realiza encontro com pedagogas (os) e professoras (es) readaptados.

Na pauta, informes sobre a audiência entre a direção do SINTESE e o diretor do Departamento de Recursos Humanos da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura – SEDUC.

A reunião ocorrida no último dia 18, tratou da Portaria 0451/2021 que prevê a suspensão da gratificação de atividade pedagógica dos integrantes dos comitês pedagógicos e do aumento da jornada de trabalho.

Com relação a suspensão da gratificação, o sindicato colocou que a Seduc não pode simplesmente deixar de pagar uma gratificação que é garantida por lei por conta de uma exigência que nunca ocorreu na rede estadual e também antes de qualquer processo formativo.

Sobre a jornada de trabalho dos professores e professoras readaptados que atuam nos comitês pedagógicos, SINTESE compreende que o aumento na jornada (como estipula a portaria) acaba se transformando em uma punição aos educadores que educadores que estão nessa condição por terem adquirido doenças decorrentes do trabalho docente.

“Para que tenhamos uma ação mais efetiva, vamos ouvir as professoras e professores readaptado e também as pedagogas e pedagogos para que tenhamos uma ação que evite a penalização destes profissionais”, afirma o vice-presidente do SINTESE, Roberto Silva dos Santos.

Outro ponto discutido na reunião foi a interrupção do tempo para contar licenças prêmio e triênios por conta da Lei Complementar 173. Para resolver essa questão, o sindicato terá audiência com a Secretaria de Administração no dia 24 pela manhã.

A sala do encontro está disponível no dia 24 a partir das 14h, para acessar é só clicar no link https://us02web.zoom.us/j/89972973471