Docentes do Barão de Mauá solicitam revisão do processo de adesão ao Ensino Médio em Tempo Integral

82

Em reunião virtual ocorrida na manhã desta terça, 02, professores e professoras do Colégio Barão de Mauá solicitaram à diretora da Diretoria de Educação de Aracaju, Gilvania Guimarães que a implantação da modalidade de Ensino Médio em Tempo Integral na unidade de ensino serja revisada.

A solicitação dos docentes do colégio se dá pelo fato de que não houve uma ampla discussão entre a comunidade escolar. Eles relataram que o processo foi feito quase que “na surdina”, sem a possibilidade de debate entre docentes, funcionários da escola e, principalmente, estudantes, pais, mães e responsáveis.

“Não é uma simples reunião que vai dar conta de mudar o formato da escola, mas sim uma discussão ampla e democrática”, disse a professora Silvania Nascimento.

Na semana passada, a partir da demanda dos professores e professoras do Barão do SINTESE enviou ofício solicitando a realização de um diagnóstico na escola, pois a unidade de ensino é a única na região dos bairros São Conrado, Santa Maria e Aeroporto que oferece turmas de Ensino Médio em tempo parcial.

“Ficamos muito preocupados com a situação, em todas as implantações do Ensino Médio em Tempo Integral temos como princípio averiguar se a comunidade escolar foi ouvida para que o Direito à Educação de adolescentes e jovens não seja negado, por isso quando os educadores do Barão de Mauá nos relataram o que aconteceu, de pronto enviamos ofício ao secretário de Educação e também ao Ministério Público”, afirmou o vice-presidente do SINTESE, professor Roberto Silva dos Santos.

Os docentes inclusive enviaram um abaixo assinado para o sindicato e o SINTESE irá enviá-lo por ofício a Seduc e ao Ministério Público.

A diretora da DEA disse que irá entrar em contato com o secretário Josué Passos no sentido de atender a solicitação dos docentes e do SINTESE.

Com relação às turmas de ensino parcial, ela informou que as turmas de 2º e 3º em tempo parcial já existentes serão ofertadas em 2021 nos três turnos. Já novas de turmas de 1º ano do Ensino Médio serão ofertadas nos turnos na manhã e tarde na Escola Estadual Prof. Benedito Oliveira também situada no conjunto Orlando Dantas.

Uma nova reunião com os professores e professoras do Barão será agendada assim que tivermos informações sobre a conversa da DEA com o secretário de Educação.