Reforma do Ensino Médio é tema de reunião com professores em Riachuelo

146

Professoras e professores do Colégio Estadual Maria de Lourdes Gois, localizado na cidade de Riachuelo, participaram de uma reunião virtual, na tarde desta sexta, 30/04, com o tema Reforma do Ensino Médio.

A iniciativa da escola se deu após plenária realizada com professores e professoras da rede estadual da região do Vale do Cotinguiba. “Os docentes da escola sentiram a necessidade de aprofundar mais o assunto e nos procuraram, por isso realizamo a plenária”, explicou Carlos Castro Jr, do Departamento de Base Estadual do SINTESE.

Na reunião foram apresentadas a proposta de currículo para o Ensino Médio proposta pela Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura – Seduc e também o que o SINTESE propõe (formulada a partir de um grupo de estudos e aprovada na conferência estadual realizada em 2020).

É fato que haverá um novo currículo para o ensino médio, mas é fato também que ele deve ser construído de forma coletiva, a partir da realidade de cada comunidade escolar e não uma imposição da Seduc.

“É fundamental que as escolas exerçam sua autonomia, que a comunidade escolar participe efetivamente do conselho escolar e discuta de forma coletiva qual o currículo para o ensino médio que atende as necessidades de cada escola”, afirma o vice-presidente do SINTESE, Roberto Silva dos Santos.

Plenárias

Durante os meses de março e abril o SINTESE realizou duas rodadas de plenárias virtuais com os professores e professoras da rede estadual em diversas regiões (Vale do Cotinguiba, Sertão, Agreste, Baixo São Francisco, Aracaju e Metropolitana, Centro-Sul e Sul) tratando dos desafios da rede estadual e também sobre a reforma do ensino médio. Sobre este último assunto, se os professores e professoras das escolas com ensino médio sentirem a necessidade de aprofundar sobre o assunto, pode entrar em contato com o Departamento de Base Estadual (pelo telefone 2104-9800) e agendar uma plenária.

Assembleia

Na próxima terça, dia 04, às 14h30 acontece assembleia unificada dos professores. Na pauta: encaminhamentos de luta sobre o retorno das aulas presenciais.

Para acessar a assembleia clique no link

https://us02web.zoom.us/j/88476503920

Senha de acesso 318144