SINTESE lança em plenárias, documento de resistência à contrarreforma do Ensino Médio

Em eventos online o sindicato discute como professores e escolas podem construir matrizes curriculares sem se dobrar ao esvaziamento do currículo promovido pela contrarreforma do ensino médio

Na última sexta, 02, o SINTESE realizou a primeira de quatro plenárias sobre os impactos da contrarreforma do ensino médio nos currículos e na atuação dos professores e professoras. Na ocasião o sindicato também lançou uma cartilha que ajudará professores e escolas a construírem as matrizes curriculares sem cair no processo de esvaziamento do currículo promovido pela contrarreforma do ensino médio.

“Lançamos esse documento para que as escolas, no exercício da sua autonomia, possam construir suas matrizes curriculares a partir das realidades e não somente seguir o projeto pedagógico orientador publicado pela Seduc”, afirma a presidente do SINTESE, Ivonete Cruz.

Ao fazer a análise que construiu o documento do Sintese, o grupo de estudos pode perceber que o documento da Seduc acaba padronizando, homegeneizando a proposta de matriz curricular, desconsiderando as realidades das escolas. Para o sindicato é fundamental que essas peculiaridades sejam consideradas, pois são elas que determinam como os estudantes e professores vão trabalhar o processo de ensino aprendizagem. Cada escola tem uma realidade, por exemplo, o fato de estarem no mesmo bairro ou cidade não significa que a realidade de duas escolas seja a mesma. Por isso o documento o sindicato potencializa e incentiva a construção coletiva das matrizes curriculares com ampla participação da comunidade escolar.

BAIXE A ORIENTAÇÃO DO SINTESE SOBRE O NOVO ENSINO MÉDIO NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE SERGIPE

Para o sindicato, mesmo com o documento disponibilizado é importante que professores e professoras participem das plenárias. “É fundamental que troquemos experiências neste momento tão complexo da Educação brasileira”, afirma o vice-presidente do SINTESE, Roberto Silva dos Santos.

As próximas plenárias se realizam nos dias, 09, 15 e 16 pelo aplicativo Zoom.

Para acessar à reunião (independente do dia) clique no link

Senha: 691347

09/07 – Baixo São Francisco II e Centro-Sul (Neópolis, Santana do São Francisco, Pacatuba, Ilha das Flores, Brejo Grande, Lagarto, Tobias Barreto, Japoatã, Riachão do Dantas, Pedrinhas, Poço Verde, Boquim, Salgado, Simão Dias);

15/07 – Baixo São Francisco I e Alto Sertão (Canhoba, Aquidabã, Propriá, Malhada dos Bois, São Francisco, Telha, Amparo do São Francisco, Cedro de São João, Nossa Senhora da Glória, Porto da Folha, Canindé de São Francisco, Nossa Senhora de Lourdes, Gararu, Poço Redondo, Itabi, Graccho Cardoso, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora das Dores, Cumbe, Feira Nova, Monte Alegre de Sergipe;

16/07 – Sul – Aracaju – Metropolitana (São Cristóvão, Itaporanga D’Ajuda, Laranjeiras, Nossa Senhora do Socorro, Barra dos Coqueiros, Estância, Santa Luzia do Itanhy, Cristinápolis, Itabaianinha, Arauá, Tomar do Geru, Umbaúba, Indiaroba).