Prefeita France de Domingos não fuja de suas responsabilidades: limpeza urbana é obrigação da prefeitura

482

Professores e professoras de Pedrinhas receberam da Secretaria Municipal de Educação uma convocação inusitada, para dizer o mínimo: participar de um mutirão de limpeza pelas ruas da cidade. Os professores e professoras sairiam de suas casas de pose de vassouras e pás e seguiriam limpando as ruas de Pedrinhas.

A ação, posta como “voluntária”, é uma ideia da prefeitura, por meio da Secretaria de Obras do município, começou na terça-feira, dia 3, e segue até o sábado, dia 7.

O que a prefeitura de Pedrinhas tenta passar de forma “inocente” como uma ação “voluntária” nada mais é do que se desresponsabilizar de um serviço que a gestão municipal tem por OBRIGAÇÃO assegurar e cumprir: a limpeza urbana

Convocar professores e professoras, que estão em seu período de férias e, para completar, que ainda não receberam o salário do mês de julho, para realizar um trabalho que não é deles, não é só desrespeitoso, é imoral.

Manter a cidade limpa é um dever de todos e todas, mas vamos entender melhor o que é dever de cada um:

É dever do município: coletar, transportar e dar destinação ao lixo doméstico; limpar e recolher o lixo de logradouros e vias públicas.

É dever da população: acondicionar corretamente o lixo doméstico para ser recolhido; descartar entulhos no local correto. 

Por isso queremos saber da prefeita de Pedrinhas, France de Domingos: Estão faltando executores de serviço de limpeza na cidade? Por que a prefeitura quer que professores e professoras cumpram com uma responsabilidade que não é deles? O que está acontecendo?

Em nenhum cenário é correto a prefeitura se utilizar de suas secretarias, de seus meios de comunicação, para convocar professores e professoras da rede municipal de ensino, e outros servidores, para realizar funções que não são suas. E usar o termo “voluntário” não diminui o fato de não ser certo.

Além da limpeza urbana ser uma OBRIGAÇÃO da gestão municipal, que está à frente da prefeitura, a gestão tem verba destina para a realização desse serviço. Existe dinheiro na prefeitura para se pensar e organizar a limpeza urbana.

Queremos aproveitar e manifestar todo o nosso mais estimado respeito aos trabalhadores e trabalhadoras da limpeza urbana, seu trabalho é fundamental para a saúde de nossa cidade. A prefeitura tem também por obrigação de garantir um número suficiente de trabalhadores e trabalhadoras para a execução do serviço de limpeza urbana; remunerar adequadamente estes trabalhadores e trabalhadoras; além de assegurar condições adequadas e dignas de trabalho.

Prefeita France de Domingos, não fuja de suas responsabilidades e não tente usar do conceito de “voluntário” para delegar aos professores, professoras e demais servidores públicos funções que não são deles.

Entenda prefeita, se sentir pertencente, se sentir parte de uma cidade, passa não só pelo fato de nascer naquele local, mas também de se sentir respeito, de se sentir um cidadão que tem direito a saúde, educação, moradia, renda, limpeza urbana, entre outros. Não são ações como “mutirão da limpeza” que farão com que as pessoas se sintam parte de Pedrinhas, abraçadas pela cidade. Abraçar uma população é respeitar e assegurar seus direitos. É isso que uma gestão séria faz.