Boquim: professores discutem retorno às aulas com segurança e efetivação de direitos do plano de carreira

221

Os professores e professoras das escolas municipais de Boquim estiveram reunidos em assembleia, de forma virtual, na última sexta, 13 de agosto.

Na pauta: retorno as aulas presenciais com segurança, efetivação de direitos do plano de carreira e encaminhamentos de luta para a revisão do piso de 2020.

Sobre o retorno às aulas presenciais, os docentes discutiram a Resolução nº 96 do Conselho Municipal de Educação de Boquim que garante a volta às aulas presenciais de forma gradual, por grupos de estudantes, etapas ou níveis educacionais, em conformidade com protocolos produzidos pelas autoridades sanitárias locais, pelo sistema de ensino, secretaria de educação, com participação das comunidades escolares, também foi discutido a criação de um comitê de biossegurança para garantir a implementação do que está previsto no documento.

Após apresentar diversos argumentos de que a efetivação de direitos como progressão horizontal (acréscimo salarial por tempo de serviço) até 27 de maio de 2020 não estavam proibidos por conta da Lei Complementar 173, o SINTESE foi informado pela secretaria de educação de que a atualização será feita.

Sobre a revisão do piso de 2020, bem como o pagamento do retroativo, os professores e professoras irão aguardar a resposta da administração dos ofícios enviados cobrando também audiência sobre a educação neste tempo de Pandemia.