Vitória! Após decisão judicial e diálogo, prefeitura de Simão Dias atualiza o piso do magistério

406

Os professores e professoras das escolas municipais de Simão Dias vão receber os salários do mês de outubro com a atualização do piso do magistério de 2020 respeitando o plano de carreira.

Essa é uma vitória da luta e do diálogo. O magistério, através do SINTESE, não se cansou em buscar diálogo com a administração municipal para que o direito do magistério, garantido em lei, fosse efetivado.

E uma vitória também da Justiça, que deu ganho de causa aos professores e professoras em ação judicial organizada pelo sindicato. A princípio, a prefeitura anunciou que só faria o pagamento da atualização a quem tinha impetrado ação judicial. 

A partir daí foram necessárias diversas reuniões entre a coordenação da subsede, a comissão sindical local para que a gestão municipal compreendesse que o direito é de todos os professores e professores. Lembrando que a atualização anual do piso do magistério é garantida pela Lei Federal 11.738/2008.

“Foi um processo longo, com várias reuniões entre o sindicato e a administração municipal de Simão Dias, isso sem contar a ação judicial. Foi uma combinação de várias frentes de luta com o objetivo de fazer com que o direito dos professores e professoras seja efetivado. Esperamos que a ação da prefeitura em atualizar o piso seja seguido por outros municípios”, afirma Lúcia Morais, coordenadora geral da subsede Centro-Sul