Com a palavra, o professor: “Vitória para a nossa classe!”

301

Por: Jean Santos Batista – professor das redes municipais de São Cristóvão e Tobias Barreto

Ontem a Câmara de Vereadores de São Cristóvão aprovou por unanimidade a nova redação artigo 5°, da LC n° 53, que nos inclui na carreira do magistério a partir da nomeação, revogando o dispositivo que nos retirava este direito. Trata-se de uma enorme conquista, já que passaremos a receber conforme a tabela salarial (Nível 2, Classe A) e teremos o direito à atualização do piso salarial.

Este triunfo não veio em bandeja. Ele é consequência de muito diálogo em reuniões entre, principalmente, SINTESE, Humberto, Semed, e eu. De última hora, falamos até mesmo com alguns vereadores, a fim de convencê-los a votarem favoravelmente ao texto, o que surtiu efeito.

Foi necessário também que o SINTESE interviesse, em instantes finais, para melhorar a redação do artigo, pois ele previa que a passagem entre uma classe e outra se desse por aprovação conforme programas realizados, sendo que o correto é que seja contato o interstício de 3 anos.

Esta vitória reforça a necessidade de lutarmos pelos nossos direitos, ao lado do SINTESE. Sem este sindicato certamente não teríamos conseguido vencer mais este combate. Professores recém-ingressos, filiem-se! E, além disso: engajem-se nas lutas!