Ato de final de ano será na Secretaria de Administração

Em assembleia realizada na tarde desta terça, dia 28, os professores e professoras da rede estadual definiram que o ato de final de ano que estava marcado para acontecer na praça General Valadão mudou para a Secretaria de Estado da Administração (antiga Seplag), localizada na rua Duque de Caxias, 346.

O magistério da rede estadual irá cobrar do secretário de Administração sobre o rateio dos recursos da Educação, pois ao contrário do afirmado pelo governador há sobras sim de dinheiro e ele precisa ser redistribuído com os trabalhadores e trabalhadoras da Educação.

“Esse é um direito nosso, vamos continuar cobrando do governo estadual e também dos gestores municipais que cumpram a lei e devolvam o nosso dinheiro já”, afirma a presidenta do SINTESE, Ivonete Cruz.

Denúncias

O sindicato também realiza um balanço das lutas do magistério em 2021 e também denunciam as gestões que negaram direitos do magistério durante o ano e que empreenderam uma política de destruição da Educação pública.

“O ano de 2021 foi mais um ano muito difícil para a Educação. Difícil para estudantes, pais e professores. A pandemia exacerbou situações que denunciamos há anos.  Terminamos mais um ano com muitos problemas no ensino e na aprendizagem e com alunos que não retornaram presencialmente e, portanto, não concluíram o ano letivo”, comenta a presidenta do SINTESE, Ivonete Cruz.

Como as escolas em parte de 2021 estiveram fechadas, isso inviabilizou a realização da “Prova Final” que tem sido a tradição do sindicato desde 2007. Mas, a denúncia dos problemas da Educação não deixarão de ser feitas.

Roda de conversa

O momento que vivemos não é fácil. A classe trabalhadora vive momentos de destruição dos seus direitos. Para o SINTESE é preciso que o magistério sergipano avalie e debata os desafios para 2022.

Nessa perspectiva, o sindicato realiza na tarde do dia 29 das 14h às 17h uma roda de conversa com a professora da UNB, Catarina de Almeida e o professor Romero Venâncio da UFS. O diálogo irá acontecer no Iate Clube de Aracaju.